Entrevista com:
Eduardo R. Hruschka, Ph.D., Líder de Inteligência Artificial para América Latina no Google Cloud
Participação de:
Donald Neumann, Ph.D., Diretor de Ciência de Dados da QuantumBlack, AI by McKinsey
Descrição:
Muitos líderes esperam que a inteligência artificial generativa (Gen AI) adicione valor aos seus negócios tão rapidamente quanto um chatbot é capaz de trazer respostas aos usuários. Mas, “além de criar um plano para capturar valor, executar ainda é uma arte que requer muita experiência”, alerta Eduardo R. Hruschka, Ph.D., Líder de Inteligência Artificial para América Latina no Google Cloud.
No próximo episódio do McKinsey Talks, Eduardo e Donald Neumann, Ph.D., Diretor de Ciência de Dados da QuantumBlack, AI by McKinsey, exploram os aprendizados de empresas na execução da Gen AI. Eles nos contam as estratégias bem-sucedidas e os equívocos mais comuns ao passar das provas de conceito à escala.
Participação de:
Alex Singla, Sócio Sênior da McKinsey em Chicago
Pepe Cafferata, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Inteligência artificial generativa tem sido assunto incontornável nas conversas com CEOs. Mas, como passar de um pequeno piloto à escala, com a tecnologia efetivamente gerando valor para as empresas, é a principal pergunta da alta liderança.
No próximo McKinsey Talks, Alex Singla, Sócio Sênior e Líder global da QuantumBlack, AI by McKinsey, fala sobre o que tem dado certo – e, o mais importante, os equívocos comuns – na hora de escalar a GenAI. Também participa dessa conversa o Pepe Cafferata, Sócio Sênior e Líder da QuantumBlack, AI by McKinsey na América Latina, com insights locais sobre o tema.
Juntos, eles traçam uma rota clara de gestão de mudança, riscos e talentos a partir de casos de sucesso em diferentes setores e regiões.
Entrevista com:
Juliana Bonamin, VP de Vendas da Mondelēz no Brasil
Participação de:
Pedro Fernandes, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Se o sentimento do consumidor é o coração do mercado, entender seus hábitos é ter a pulsação na ponta dos dedos. No próximo McKinsey Talks, você vai conhecer o atual consumidor brasileiro – o “consumidor zero” e seus hábitos de compra. Os dados são do mais recente estudo da McKinsey com 1000 consumidores em todo o país, realizado a cada três meses.
Na conversa, Juliana Bonamin, VP de Vendas da Mondelēz no Brasil, e Pedro Fernandes, sócio da McKinsey, falam sobre o impacto deste novo perfil no varejo brasileiro. Um consumidor que,
sem folga no orçamento, está menos fiel a marcas e canais, apostando ainda mais no trade down. Apesar de econômico, ele ainda encontra espaço para as indulgências no curto prazo, sem meio-termo. Inserido no universo “figital”, quer uma experiência omnicanal eficiente e, apesar de cauteloso, segue bastante otimista com a economia – zero baixo astral.
Entrevista com:
John Sato, CRO da Delta Energia
Pedro Adamovic, CISO e Head de Prevenção a Fraudes do Banco Galicia na Argentina
Participação de:
Patrick Rinski, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Quanto custam as fraudes à sua empresa?
A mais nova pesquisa da McKinsey estima que companhias do Brasil e da América Latina perdem mais de US$ 100 bilhões ao ano em fraudes, sejam elas digitais ou não. A boa notícia é que uma gestão de risco eficiente pode evitar até metade desse prejuízo.
No próximo McKinsey Talks, Patrick Rinski, Sócio da McKinsey e Líder da Prática de Cibersegurança e Riscos não Financeiros na América Latina, conversa sobre o tema com John Sato, CRO da Delta Energia, e Pedro Adamovic, CISO e Head de Prevenção a Fraudes do Banco Galicia, na Argentina. Eles discutem as fraudes frequentes na região, as tendências mapeadas pela pesquisa e as estratégias mais eficientes na gestão de risco.
Entrevista com:
Marina Quental, Vice-Presidente de Pessoas da Vale
Participação de:
Fernanda Mayol, Sócia da McKinsey no Rio de Janeiro
Descrição:
Empresas diversas entregam duas vezes mais resultados, de acordo com pesquisas da McKinsey. As pessoas que enxergam sua organização como inclusiva também apresentam três vezes mais chances de permanecer na companhia e de recomendá-la a outros profissionais.
Investir em diversidade e inclusão dá certo – para as empresas e para a sociedade. Por isso, a pauta está no topo da agenda c-level e é tema de um Action Council do B20, grupo de engajamento que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20 que, neste ano, terá o Brasil como país anfitrião.
No McKinsey Talks desta semana, Marina Quental, Vice-Presidente de Pessoas da Vale, conta como a empresa vem investindo em diversidade e revela quais resultados já estão sendo colhidos. Fernanda Mayol, Sócia da McKinsey no Rio de Janeiro e líder da Prática de Pessoas, Organização e Performance no Brasil, também participa dessa conversa e fala sobre o que os mais recentes estudos da McKinsey mostram sobre o tema.
Participação de:
Ari Libarikian, Sócio Sênior da McKinsey em Nova York
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Criar novas fontes de receita por meio de novos negócios está no topo da agenda dos CEOs.
Metade das lideranças da América Latina considera este um movimento estratégico para suas organizações no próximo ano. Mirando resiliência e agilidade no médio prazo, seis em cada dez acreditam que a volatilidade e a incerteza tornam o momento atual ainda mais propício para esses investimentos.
Parcerias, iniciativas em série e disciplina são três dos fatores que têm levado incumbentes a alcançar o sucesso em novos empreendimentos.
No próximo episódio do McKinsey Talks, Ari Libarikian, sócio sênior em Nova York e líder global da prática de Novos Negócios esmiuça os dados da pesquisa e fala sobre as oportunidades para as empresas do Brasil e da América Latina. Ele conversa com Marina Mansur, sócia em São Paulo e líder da prática no Brasil.
Entrevista com:
Luis Bittencourt, Vice-Presidente de Tecnologia e Operações do Santander Brasil
Participação de:
Alessandro Rosa, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Quando uma empresa adota a computação em nuvem, ganha agilidade e habilidade para projetar, lançar e escalar produtos e soluções digitais, aumentando a sua receita. Pesquisas da McKinsey estimam que a utilização da computação em nuvem pode gerar até US$ 3 trilhões a companhias em todo o mundo até 2030.
Ainda que a tecnologia permita economia e otimização de custos em TI, a maior fatia desses ganhos virá da possibilidade de inovação facilitada pela nuvem – e a inteligência artificial generativa (GenAI) promete ser uma grande aliada nesse processo.
No McKinsey Talks desta semana, vamos falar sobre as vantagens e os desafios da migração para a nuvem. Nossos convidados são Luis Bittencourt, Vice-Presidente de Tecnologia e Operações do Santander Brasil, e Alessandro Rosa, Sócio Sênior e Líder da Prática de Tecnologia da McKinsey na América Latina.
Participação de:
Guilherme Cabrera, Sócio Associado da McKinsey em Belo Horizonte
Roberto Charron, Expert Sênior da McKinsey em Miami
Descrição:
Uma nova onda de investimentos públicos e privados promete aquecer o mercado brasileiro de grandes projetos de capital em infraestrutura, mineração, bens de consumo e outros setores, nos próximos anos.
Mas, é preciso dar um salto na produtividade para vencer desafios cada vez mais complexos em Capex. As ferramentas digitais e de analítica avançada serão cruciais para capturar valor, proporcionando ganhos de até 50% em produtividade.
Quais as características e o potencial desse novo fluxo de investimentos? Qual o valor que a tecnologia pode aportar nos grandes projetos e como acelerar sua integração? Quais são os casos de uso mais emblemáticos?
Para responder a essas e outras questões, vamos conversar com Roberto Charron, expert sênior da McKinsey em Miami e um de nossos líderes globais em Digital Capex. Participará também deste episódio Guilherme Cabrera, sócio associado em Belo Horizonte, expert e líder de Projetos de Capital no Brasil.
Participação de:
Monique Araujo, Sócia Associada da McKinsey no Rio de Janeiro
Patrick Simon, Sócio Sênior da McKinsey em Berlim
Descrição:
Quase 70% das organizações brasileiras não se sentem preparadas para reagir rapidamente a choques externos. E, em um cenário de aceleradas transformações e disrupções, desenvolver resiliência é a prioridade número um para lideranças no Brasil e no mundo.
A McKinsey acaba de lançar a pesquisa OrgBRTrends: as 10 macrotendências que estão moldando as organizações brasileiras, que mostra que, além de resiliência, outros temas estão na agenda das empresas: redução do gap de capacidades, trabalho remoto e fomento a lideranças inspiradoras, entre outros.
No McKinsey Talks desta semana, vamos explorar os principais achados desta pesquisa, compará-los às tendências globais e indicar caminhos para as organizações começarem a agir.
Nossos convidados são Patrick Simon, sócio sênior da McKinsey em Berlim e líder global de design organizacional, e Monique Araujo, sócia associada da McKinsey no Rio de Janeiro e uma das líderes da Prática de Pessoas e Performance Organizacional no Brasil.
Participação de:
Eric Lamarre, Sócio Sênior da McKinsey em Boston
Heitor Martins, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Inteligência artificial, GenAI, analítica avançada... As novas tecnologias estão provocando uma verdadeira revolução no mercado e as empresas que não se
reprogramarem podem sucumbir à seleção natural moderna e virar verdadeiras espécies em extinção.
No próximo McKinsey Talks, Eric Lamarre, sócio sênior da McKinsey em Boston, vai nos contar os casos emblemáticos e as lições aprendidas nas transformações digitais de mais de 200 empresas – dos mais diversos setores – nos últimos seis anos. Eric é coautor do livro que nasceu dessa pesquisa, o recém-lançado Rewired: The McKinsey Guide to Outcompeting in the Age of Digital and AI, que mostra os elementos comuns às organizações que se reprogramaram com sucesso.
Também participará dessa conversa Heitor Martins, sócio sênior da McKinsey em São Paulo e fundador da Prática de Digital no Brasil, que vai nos ajudar a tangibilizar os aprendizados localmente.
Participação de:
João Guillaumon, Sócio da McKinsey em São Paulo
Tomas Nauclér, Sócio Sênior da McKinsey em Estocolmo
Descrição:
A transição energética traz excelentes oportunidades para a construção de novos negócios – especialmente no Brasil, que tem um grande potencial verde. Competidores que se moverem rápido vão experimentar um crescimento exponencial.
Estudos McKinsey mostram que a crescente demanda por produtos e serviços com carbono neutro pode gerar, globalmente, mais de US$12 trilhões em vendas ao ano até 2030 em diversos setores, incluindo transporte, energia e hidrogênio.
As oportunidades para a construção de negócios verdes no Brasil e na América Latina e como esses negócios podem ganhar escala são os temas centrais do próximo episódio do McKinsey Talks, com Tomas Nauclér, sócio sênior da McKinsey em Estocolmo e líder global da prática de Sustentabilidade. Também participa dessa conversa João Guillaumon, sócio em São Paulo e líder da prática de Transição Energética e de Materiais na América Latina.
Participação de:
Lareina Yee, Sócia Sênior da McKinsey em São Francisco
Monica Szwarcwald, Sócia da McKinsey em São Paulo
Pepe Cafferata, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Três em cada dez empresas já estão usando ferramentas de inteligência artificial generativa em pelo menos uma função de negócio – e esse número cresce a cada dia. Organizações maduras em relação à AI tradicional são as que avançam mais rapidamente na implementação da GenAI, projetando impactos significativos nos negócios e na força de trabalho.
A McKinsey acaba de lançar o relatório State of AI 2023, que investiga o que as empresas líderes estão fazendo em relação ao uso de GenAI, o que elas têm em comum e as mudanças que esperam ver no mercado.
No próximo episódio do McKinsey Talks, Lareina Yee, sócia sênior da McKinsey em São Francisco e uma das autoras do relatório, revela os principais insights deste novo estudo. Também participam da conversa Pepe Cafferata, sócio sênior em São Paulo e líder da QuantumBlack, AI by McKinsey, na América Latina, e Monica Szwarcwald, sócia em São Paulo, contando o que buscam os CEOs das empresas locais e regionais em relação ao tema.
Participação de:
Henrique Ceotto, Sócio da McKinsey em Belo Horizonte
João Guillaumon, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Um compromisso ambicioso dos setores público e privado com a descarbonização da economia brasileira pode gerar um crescimento de US$37 bilhões no PIB do país, além de estimular a criação de mais de 2 milhões de postos de trabalho. As projeções estão em um relatório inédito que a McKinsey acaba de lançar sobre os caminhos e as oportunidades para o Brasil na jornada rumo ao net zero.
O que é preciso fazer para capturar essa oportunidade bilionária? Quais são os investimentos necessários? Em que velocidade devemos avançar se quisermos assumir o protagonismo numa economia cada vez mais verde?
Quem responde a essas e outras perguntas são os convidados do próximo McKinsey Talks – Henrique Ceotto, sócio da McKinsey em Belo Horizonte e líder da Prática de Sustentabilidade no Brasil, e João Guillaumon, sócio em São Paulo e Líder de Tecnologias Climáticas LATAM.
Entrevista com:
George Rugitsky, Diretor de Economia e Mercados do Sindipeças/Abipeças
Participação de:
Felipe Fava, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Nos próximos anos, o mercado de reposição de autopeças deve dobrar de tamanho, chegando a US$25 bilhões. Além da crescente frota de veículos à combustão, o avanço dos carros elétricos também promete ampliar o mercado – mas com demandas por peças diferentes e profissionais cada vez mais especializados.
Os competidores que quiserem capturar uma fatia significativa desse bolo – que está crescendo – vão precisar de uma boa dose de inovação para surfar a onda das novas tendências do setor. Além do aumento paulatino da frota de carros elétricos, os novos desafios incluem a digitalização dos hábitos de consumo e os novos modelos de negócio.
Quais são as oportunidades que surgem nesse novo cenário e o que fazer para aproveitá-las? Como fabricantes, revendedores e prestadores de serviço estão se preparando para o novo momento?
Essas são algumas questões que serão discutidas no próximo episódio do McKinsey Talks.
Para essa conversa, receberemos o Felipe Fava, sócio da McKinsey em São Paulo e líder da Prática de Indústria Automotiva para a América Latina, e o George Rugitsky, diretor de economia e mercados do Sindipeças/Abipeças.
Entrevista com:
Fernando Rosa, Presidente da Kraft Heinz no Brasil
Participação de:
Pedro Fernandes, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
O brasileiro está mais otimista em relação ao futuro, mas ainda segue cauteloso na hora de encher o seu carrinho. Nove em cada dez consumidores usam estratégias para economizar, como a troca por marcas mais econômicas e a redução no tamanho das embalagens. Já em momentos de alívio financeiro, planejam espaço no orçamento para pequenos “mimos”.
As informações são de uma recente pesquisa da McKinsey, que esmiuça o sentimento e os hábitos de consumo do brasileiro e mostra que existem oportunidades emergentes para os setores de consumo e varejo. Quais são essas oportunidades e como aproveitá-las? Esse é o tema do próximo McKinsey Talks, com Pedro Fernandes, sócio da McKinsey em São Paulo e um dos responsáveis pela pesquisa, e Fernando Rosa, presidente da Kraft Heinz no Brasil.
Na conversa, você também vai entender como as diferenças regionais, socioeconômicas e geracionais influenciam as distintas categorias de produtos que compõem a cesta de compras do brasileiro.
Participação de:
Alexander Sukharevsky, Sócio Sênior e Colíder Global da QuantumBlack, AI by McKinsey
Descrição:
Um relatório recém-lançado pela McKinsey mostra que a inteligência artificial generativa (GenAI) pode movimentar por ano até US$ 4 trilhões na economia mundial – mais que o PIB do Reino Unido. Nesse cenário, a pergunta é: como CEOs podem começar a agir hoje para capturar valor com essa tecnologia, que avança numa velocidade jamais vista e promete revolucionar o mercado?
Essa e outras questões serão discutidas no próximo McKinsey Talks, com Alexander Sukharevsky, sócio sênior da McKinsey em Londres e colíder global da QuantumBlack, nossa divisão dedicada à Inteligência Artificial e dados, e Pepe Cafferata, sócio sênior da McKinsey em São Paulo e líder da QuantumBlack para a América Latina.
Na sessão, você também vai entender por que os setores bancário, de bens de consumo e ciências biomédicas estão entre os que possivelmente verão o maior impacto com a GenAI, além de conhecer as áreas de negócio que mais se beneficiarão da tecnologia.
Entrevista com:
Bruno Yoshimura, co-founder e General Partner da ONEVC
Participação de:
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
A fonte das startups secou? Quais oportunidades o cenário atual mais retraído pode trazer para empreendedores e investidores? E como fica a relação entre founders e fundos de investimento?
Estamos diante de um downcycle na montanha-russa do ecossistema de inovação na América Latina: após anos de capital abundante, o cenário está mais retraído, com investimentos mais escassos e ciclos de captação mais longos. Para as startups, é hora de apertar muito bem os cintos. Mas, quem conseguir atravessar a tormenta vai colher muitos benefícios lá na frente. É o que mostra o Startup Study 2023, lançado recentemente pela McKinsey na conferência Brazil at Silicon Valley.
A boa notícia é que apesar de o volume de capital ter diminuído consideravelmente – com escassez esperada de US$2 bilhões – as fontes de financiamento estão mais estáveis e diversificadas com o surgimento de 150 novos fundos locais e o potencial do chamado Corporate Venture Capital (CVC). Eles estão dispostos a investir, sobretudo nas jovens empresas que conseguirem equilibrar crescimento e lucratividade.
Para falar sobre esse tema, o McKinsey Talks recebe, na próxima sexta-feira, Marina Mansur, sócia da McKinsey em São Paulo e uma das autoras do estudo, e Bruno Yoshimura, co-founder e General Partner do fundo de venture capital ONEVC.
Participação de:
Edson Guimarães, Sócio Associado da McKinsey em São Paulo
Lapo Mori, Sócio da McKinsey em Denver
Descrição:
No terceiro e último episódio da série do McKinsey Talks sobre Supply Chain, o tema é sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Com consumidores cada vez mais engajados, investir em um portfólio de crescimento verde, com base na diminuição da pegada de carbono, torna-se uma grande vantagem competitiva.
O desafio, porém, é que as emissões provenientes das operações de terceiros – as chamadas “de escopo 3” – podem representar mais de 50% das emissões totais, a depender do setor. Como elas envolvem múltiplos stakeholders, as medidas para sua redução são mais complexas.
Dois de nossos experts vão revelar como empresas líderes de vários setores estão se preparando para reduzir a emissão de carbono e discutir o papel da tecnologia como catalisadora da descarbonização das cadeias de suprimentos. Participarão desta conversa Lapo Mori, sócio da McKinsey em Denver e especialista mundial em transformação da cadeia de suprimentos, e Edson Guimarães, sócio associado, expert da Mckinsey em São Paulo e Líder da prática de Supply Chain no Brasil.
Entrevista com:
Maria Teresa Fornea, VP da Creditas e founder da BCredi
Participação de:
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Adquirida pela Creditas, atualmente um dos 45 unicórnios latino-americanos, a BCredi apostou em uma modalidade muito comum no exterior e ainda incipiente no Brasil: o empréstimo pessoal com garantia de imóvel ou home equity.
Em um bate-papo dinâmico, Maria Teresa Fornea, VP da Creditas, contará como foi a sua jornada empreendedora desde a fundação da BCredi até hoje.
Ela também falará sobre a evolução do home equity no Brasil e a participação feminina em novos negócios, em um mercado essencialmente masculino – em 2020, as startups fundadas por mulheres representavam menos de 5% do total e uma pesquisa recente aponta que, no mercado financeiro, menos de 25% da força de trabalho é composta por mulheres.
Esse será o tema do próximo McKinsey Talks, que também contará com a presença de Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo e especialista em Digital no Brasil.
Entrevista com:
Edson Guimarães, Sócio Associado da McKinsey em São Paulo
Lapo Mori, Sócio da McKinsey em Denver
Descrição:
Automação, advanced analytics e machine learning tornaram-se imperativos na construção de uma cadeia de suprimentos resiliente, grande prioridade das companhias em tempos de volatilidade. Qual é o grau de maturidade da sua empresa nessa jornada?
Uma pesquisa do McKinsey Global Institute constatou que setores com cadeias complexas perdem, em média, cerca de 4% do lucro anual com disrupções em suas operações. Isso representa 40% do lucro de um ano, em 10 anos.
Nesta sexta-feira, receberemos no estúdio da McKinsey em São Paulo para o segundo episódio da série do McKinsey Talks sobre Supply Chain, dois de nossos experts no assunto - Lapo Mori, sócio da McKinsey em Denver e especialista mundial em transformação de cadeias de suprimentos, e Edson Guimarães, sócio associado, expert da Mckinsey em São Paulo e Líder da prática de Supply Chain no Brasil.
Entrevista com:
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
O metaverso representa inúmeras possibilidades para os bancos e empresas de diversas indústrias. Mesmo em tempos de crise – e sobretudo em períodos de grande volatilidade - inovar é essencial.
De acordo com pesquisas da McKinsey, o metaverso tem potencial de movimentar cerca de 5 trilhões de dólares até 2030. E o Brasil, um dos cinco maiores mercados de games do mundo, pode tornar-se também uma das grandes potências nesse ambiente. A oportunidade é grande demais para ser ignorada.
Por isso, no próximo episódio do McKinsey Talks, vamos esmiuçar o que é – e o que não é - o metaverso, as oportunidades para bancos e outras empresas neste universo interoperável e como começar a explorá-lo. Também falaremos sobre riscos e formas de mitigá-los.
Quem desvenda esse tema com a gente é Marina Mansur, sócia da McKinsey em São Paulo e uma das nossas experts em temas digitais na região.
Participação de:
Edson Guimarães, Sócio Associado em São Paulo
Lapo Mori, Sócio da McKinsey em Denver
Descrição:
Com disrupções cada vez mais frequentes e pressões pela descarbonização, um novo modelo de cadeia de suprimentos é necessário. Se antes os líderes globais almejavam cadeias com o menor custo possível, hoje o foco é resiliência e sustentabilidade.
Afinal, a cada 10 anos, cerca de 40% do lucro de um ano é perdido por interrupções da cadeia de suprimentos, de acordo com uma pesquisa do McKinsey Global Institute. Na média, isso corresponde a 4% ao ano.
No próximo episódio do McKinsey Talks, vamos abordar como as empresas podem balancear eficiência e resiliência e usar ferramentas digitais para tomar decisões ágeis e otimizadas, tornando as cadeias de suprimentos mais sustentáveis.
Para falar sobre este tema em um cenário global, teremos conosco Lapo Mori, sócio da McKinsey em Denver e um dos nossos grandes especialistas em transformação de cadeias de suprimentos. O bate-papo também terá Edson Guimarães, Sócio Associado em São Paulo e Líder da Prática de Supply Chain no Brasil, que trará a perspectiva brasileira.
Este é o primeiro episódio da série “O novo normal na cadeia de suprimentos”.
Participação de:
João Guillaumon - Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Há anos vivemos um período extremamente conturbado globalmente. Os líderes empresariais têm enfrentado tempos de turbulência, com aumento na taxa de juros, possibilidade de uma recessão econômica global, emergência climática, consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia – só para citar alguns dos desafios atuais.
A partir de conversas com CEOs, conselhos e líderes, identificamos cinco grandes tendências para o ano de 2023 – que foram tema de um artigo recente escrito por Reinaldo Fiorini, Managing Partner da McKinsey no Brasil, e João Guillaumon, Sócio da McKinsey em São Paulo.
No próximo episódio do McKinsey Talks, iremos abordar como essas tendências contribuem para as empresas brasileiras se posicionarem, ganharem competitividade e crescerem, mesmo em um contexto econômico global repleto de volatilidades.
Para falar mais sobre este assunto e destrinchar os desafios e oportunidades para o ano, com base nos últimos acontecimentos, teremos conosco João Guillaumon, Sócio da McKinsey em São Paulo.
Participação de:
Michael Chui, Sócio da McKinsey em São Francisco e Líder do McKinsey Global Institute
Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e Líder da QuantumBlack na América Latina
Descrição:
Marketing, Vendas, Operações, Tecnologia da Informação... São inúmeros os setores com potencial para o uso de ChatGPT, a tecnologia que já registra o crescimento mais vertiginoso da história da internet para um aplicativo de grande público.
Esse modelo de Inteligência Artificial, capaz de responder perguntas complexas de forma criativa, foi lançado no final de novembro de 2022 e, em apenas dois meses, superou 100 milhões de usuários e 13 milhões de visitantes diários. Mas como aproveitar as oportunidades e contornar os riscos éticos, legais e práticos que essa revolução apresenta?
No próximo episódio do McKinsey Talks, você vai saber como as empresas estão usando a Inteligência Artificial Generativa, conhecer casos concretos com potencial para uso dessa tecnologia e até onde essa novidade pode nos levar.
O bate-papo será com Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e líder da QuantumBlack na América Latina, e Michael Chui, Sócio em São Francisco e Líder do McKinsey Global Institute.
Participação de:
Tracy Francis, Sócia Sênior da McKinsey em São Paulo
Vik Malhotra, Sócio Sênior da McKinsey em Nova York
Descrição:
Apenas três em cada cinco CEOs atendem as expectativas de desempenho nos primeiros 18 meses na função, e quase 70% admitem que se consideravam despreparados ao assumir. Mas aqueles que acertam, criam um impacto enorme – comparado à média, um grupo de 200 CEOs com melhor desempenho no mundo gerou USD 5 trilhões em valor excedente para suas empresas, além de um imenso impacto positivo com a criação de empregos e outros benefícios para a sociedade.
Para identificar o que há em comum entre os melhores líderes do mundo, a McKinsey analisou mais de 20 anos de dados de quase oito mil empresas em 70 países e 24 indústrias. E entrevistou os 67 líderes que tiveram altíssimo desempenho e cujas companhias ficaram comprovadamente mais saudáveis durante seus mandatos.
O resultado do estudo pode ser conferido no livro “CEO Excellence: as seis mentalidades dos melhores líderes”, em tradução livre, que foi lançado este ano e se tornou best-seller dos principais veículos, como The New York Times e The Wall Street Journal.
Para falar sobre o tema e discutir sobre práticas, comportamentos e ações que ajudaram líderes distintivos a entregarem um impacto sustentável, teremos conosco Vik Malhotra, sócio sênior da McKinsey em Nova York e um dos autores do livro, e Tracy Francis, sócia sênior da McKinsey em São Paulo e líder global de Branding, Comunicação e Marketing.
Participação de:
Mike Carson, sócio da McKinsey em Londres
Rami Goldfajn, sócio sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Como os melhores treinadores conseguem fazer a diferença mesmo estando constantemente sob condições de alta pressão, risco e incerteza, e em um ritmo alucinado de treino e jogos? Em época de Copa do Mundo e volatilidade global, o McKinsey Talks traz os aprendizados de grandes líderes do futebol para o mundo dos negócios.
Uma pesquisa recente da McKinsey mostrou que 1/3 da força de trabalho planeja sair do seu emprego nos próximos 6 meses. Por isso, ser adaptável e encontrar novos paradigmas é fundamental dentro e fora de campo.
Para falar destes e outros mindsets essenciais para liderar, o nosso convidado do próximo McKinsey Talks será Mike Carson, sócio em Londres e fundador da Aberkyn, braço da McKinsey focado em transformar lideranças, e aficionado por futebol. Também participará do nosso bate-papo Rami Goldfajn, sócio sênior da McKinsey em São Paulo, líder da Prática de Pessoas & Performance Organizacional e um dos responsáveis pela nossa última pesquisa sobre a força de trabalho na América Latina.
Participação de:
Paula Castilho, sócia da McKinsey em São Paulo
Beatriz Federico, sócia associada da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Empresas com ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos têm colaboradores mais felizes, mais comprometidos e apresentam melhores resultados financeiros. Além disso, a inclusão de pessoas com condições socioeconômicas menos favoráveis tem um impacto direto no engajamento dos funcionários e na melhoria da saúde organizacional - 60% dos entrevistados esperam que as empresas se envolvam nessa agenda.
Ainda assim, um estudo da McKinsey com 5.400 pessoas em 6 países da América Latina mostra que apenas 32% das companhias pesquisadas dizem ter programas para alavancar esta pauta.
Por esta razão, a nova edição da pesquisa Diversity Matters, realizada há 15 anos pela McKinsey, traz um panorama sobre este tipo diversidade que tem uma grande relevância na América Latina. O estudo também revela 5 ações-chave para as empresas que querem mudar este cenário.
Para falar sobre os benefícios de se investir em diversidade socioeconômica e mostrar por onde começar para implementá-la na sua empresa, o McKinsey Talks traz na próxima sessão Paula Castilho, sócia da McKinsey em São Paulo e líder da iniciativa de mulheres da McKinsey no Brasil. Também participará da conversa a Beatriz Federico, sócia associada da McKinsey em São Paulo, engajada em inúmeras iniciativas envolvendo diversidade no ambiente de trabalho. As duas entrevistadas são coautoras da pesquisa.
Participação de:
Bill Schaninger, Sócio Sênior da McKinsey na Filadélfia
Fernanda Mayol, Sócia da McKinsey no Rio de Janeiro
Descrição:
De acordo com uma nova pesquisa da McKinsey, cerca de 1/3 da força de trabalho brasileira considera deixar seus empregos nos próximos 3 a 6 meses. Os principais motivos são falta de oportunidades de desenvolvimento e remuneração inadequada. Os dados podem parecer surpreendentes em um contexto nacional, em que 65 milhões de pessoas estão fora da força de trabalho, a taxa de desemprego chega a 10% e 30% dos jovens estão sem emprego formal.
Mas, o fato é que, desde a pandemia, as relações de trabalho nunca mais foram as mesmas. Após um primeiro momento desafiador, dois movimentos têm ganhado força. O primeiro é a grande evasão – onde as pessoas pedem demissão mesmo sem ter um segundo emprego em vista. Quando a demissão não é uma opção, muitos decidem pelo segundo movimento, chamado de desistência silenciosa, ou quiet quitting, que está ocorrendo principalmente entre os jovens e consiste em fazer apenas o mínimo necessário para manter sua função. Esses movimentos são mais fortes nos Estados Unidos e Europa, mas também chamam a atenção no Brasil.
Para falar sobre como as empresas podem evoluir da evasão para a atração e discutir tendências, implicações e oportunidades, no próximo episódio do McKinsey Talks teremos conosco um dos maiores especialistas globais em gestão de pessoas, Bill Schaninger, sócio sênior da McKinsey na Filadélfia e um dos autores do estudo que virou referência sobre o tema.
E, para tangibilizar as tendências globais considerando a realidade brasileira, também teremos conosco Fernanda Mayol, sócia da McKinsey no Rio de Janeiro, líder da Prática de Gestão de Pessoas no Brasil e uma das responsáveis por conduzir o estudo no Brasil.
Participação de:
Fernanda Hoefel, sócia da McKinsey em São Paulo
Hamza Khan, sócio da McKinsey em Londres
Descrição:
Uma plataforma de jogos, um canal de publicidade, uma porta de entrada para experiências digitais ou uma ferramenta de treinamento? O que é realmente o metaverso e por que tanto se fala sobre ele hoje? Para a geração Z, que representa 30% da população brasileira e será mais da metade da população mundial em 2030, o metaverso é um jeito de se relacionar com os outros e com o mundo. Afinal, esse “outro universo” veio para ficar ou é apenas um termo do momento? Um artigo da McKinsey escrito a partir de uma pesquisa com mais de 3.400 consumidores e executivos sobre a adoção do metaverso nos mostra que, em 2021, o investimento de venture capital e private equity nesta tecnologia alcançou 13 bilhões de dólares. Em 2022, esse valor vai crescer ainda mais! No próximo episódio do McKinsey Talks, iremos mostrar como vários setores já estão usando o metaverso e como as empresas podem se preparar para capturar valor, além de explorar seu potencial. Também falaremos sobre os riscos envolvidos e como essa tendência pode mudar comportamentos.
Entrevista com:
Anna Moore, Sócia da McKinsey em Londres
Bram Smeets, Sócio da McKinsey em Amsterdã
Henrique Ceotto, Sócio da McKinsey em Belo Horizonte e Líder da Prática de Sustentabilidade no Brasil
Descrição:
Novos impostos para importar à União Europeia podem tornar muitos produtos brasileiros ainda mais competitivos e acelerar o desenvolvimento do mercado regulado de carbono. Trata-se de uma proposta do Parlamento Europeu com alterações no CBAM, um inédito mecanismo de ajuste de carbono na fronteira, criado pela UE para compensar as emissões até 2050. O objetivo deste mecanismo de ajuste é tributar mercadorias com base nos gases de efeito estufa emitidos durante a sua produção. De acordo com as regras originais, apenas alguns produtos estariam sujeitos a essa taxação aduaneira. Mas, em uma votação em junho de 2022, o Parlamento Europeu propôs mudanças que incluem uma série de novos produtos no escopo. No próximo episódio do McKinsey Talks, você vai saber o que mais está em jogo com as novas taxas, quais os avanços mais recentes, o impacto para as empresas brasileiras e como se preparar para aproveitar esta oportunidade.
Entrevista com:
Pedro Fernandes, Sócio da Prática de Consumo da McKinsey em São Paulo
Participação de:
Alison Radford, Head da divisão de Higiene da Reckitt na América Latina
Descrição:
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais resilientes, pesquisando preços, comprando on-line e consumindo produtos para casa com maior frequência.
Com o início da pandemia, em 2020, as pessoas acabaram implementando uma série de mudanças nos seus hábitos de compras. Mas, será que essas mudanças vieram para ficar?
Uma pesquisa realizada pela McKinsey traz um raio x sobre o atual comportamento do consumidor e as tendências de consumo que devem moldar o futuro.
No próximo episódio do McKinsey Talks, você vai saber o que mais tem influenciado a escolha de marcas e produtos e quais canais, redes e interações são mais importantes no momento, além de outros insights.
Entrevista com:
Alexandre Domingos de Sousa, Chief Information Security Officer na DASA
Participação de:
Bruna Freire, Associate da McKinsey em São Paulo e médica
Patrick Rinski, Expert Associate Partner da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Muito se fala sobre a chegada do 5G às diferentes cidades do Brasil e da revolução que ele promete provocar em vários setores, junto com outras tecnologias como IoT, computação em nuvem, inteligência artificial e advanced analytics. Na área da Saúde, o 5G pode destravar um potencial inédito para pacientes, enfermeiros, médicos, hospitais e muitos outros players deste ecossistema. Afinal, a tecnologia pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, expandindo o acesso, a qualidade e o custo-eficiência da saúde. Mas, com as grandes oportunidades surgem também os riscos. No próximo episódio do McKinsey Talks vamos abordar o futuro da saúde com o 5G e a importância da cibersegurança, tema de um artigo publicado recentemente pela McKinsey.
Entrevista com:
Marcus Jank, Professor Sênior de Agronegócio Global no Insper
Participação de:
Nelson Ferreira, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Uma pesquisa anual da McKinsey mostra que os agricultores brasileiros estão entre os que mais adotam práticas digitais e de sustentabilidade, liderando essas tendências no mundo. Em sua terceira edição, o estudo “Como pensa o agricultor brasileiro” reuniu dados de mais de dois mil produtores em cinco tipos de cultivos no país.
O levantamento indica que 71% dos agricultores pesquisados já combinam experiências presenciais e digitais em suas jornadas de compras, sendo que mais de 80% adotam práticas sustentáveis como o plantio direto. Em 2022, o estudo também traz dados coletados na América do Norte, Europa Ocidental e Ásia, além da América do Sul.
O próximo episódio do McKinsey Talks abordará os insights dessa última edição da pesquisa, os desafios e oportunidades para o setor, considerando o cenário econômico atual e a potencial atuação no mercado regulado e voluntário de carbono.
Participação de:
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Blockchain, metaverso, criptomoedas, smart contracts, NFTs. Essas “palavras do momento” estão cada vez mais presentes no mundo atual. Afinal, elas fazem parte de uma nova era da internet, a Web 3.0, que já movimenta três trilhões de dólares no mundo e tem um potencial de negócio gigantesco.
Na prática, a web 3.0 são todas as aplicações que rodam em cima de um conjunto de três pedras fundamentais, chamadas de primitivas: blockchain, smart contracts e digital assets. Exemplos dessas aplicações são o metaverso, NFTs, DAOs e DeFi. Esta terceira geração da internet vai mudar a forma de pensar o mundo digital: em breve, o controle da experiência e dos dados será menos de grandes corporações e mais de comunidades descentralizadas. Para explicar esses e outros conceitos, na próxima sessão do McKinsey Talks teremos conosco Marina Mansur, sócia da McKinsey em São Paulo, que irá discutir sobre o impacto da Web 3.0 nos negócios e como se preparar para esse tsunami.
Participação de:
Jacomo Corbo, Sócio da McKinsey em Londres e Cientista-chefe de Dados da QuantumBlack
Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e líder da QuantumBlack na América Latina
Descrição:
Simulações digitais, otimização de design, mais eficiência na cadeia de valor, redução de custos e aumento na produtividade. O próximo episódio do McKinsey Talks faz parte da série de Inteligência Artificial nos Negócios e vai abordar os modelos de aprendizagem profunda, ou deep learning surrogates, que podem revolucionar a engenharia nos próximos anos. A partir de dados, esses sistemas conseguem aprender como funcionam situações concretas para depois simular centenas de variações em poucos segundos. Assim, em vez de construir 10 protótipos para otimizar um determinado sistema, por exemplo, é possível construir apenas um que vai servir para treinar um robô. A tecnologia tem um enorme potencial em situações que exigem alta performance, como uma corrida de Fórmula 1, e muitas outras. Venha saber mais sobre o impacto e as vantagens desses mecanismos em casos que vão desde a otimização dos pneus dos carros de corrida a aplicações em empresas de diversos setores.
Participação de:
Liz Grennan, Sócia Associada Especialista da McKinsey em Stamford
Monica Szwarcwald, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Gestão de riscos, cibersegurança, privacidade, gerenciamento de dados, governança, compliance... Quando se fala em inteligência artificial (IA) - um tema que ganha cada dia mais relevância e já é responsável por parte significativa do aumento nas receitas das empresas - também surge a preocupação com os riscos que ela traz e como as empresas podem deixar os seus clientes mais seguros sobre o manuseio de dados. Afinal, a IA é um conjunto de técnicas em que as máquinas conseguem simular capacidades humanas e, nestes algoritmos, existe a necessidade de gerenciamento de informações. Assim, além dos cientistas de dados, que constroem os modelos, e dos engenheiros de software, que colocam os modelos em produção, um novo perfil de profissional tem sido requisitado: as equipes de Legal e Risk que estão contribuindo para mitigar potenciais riscos. No terceiro episódio da série Inteligência Artificial nos Negócios, vamos justamente falar sobre o que chamamos de Confiança Digital (ou Digital Trust, em inglês) – um conjunto de medidas para ajudar as empresas a manusearem dados de maneira mais segura e, dessa forma, zelarem pela sua reputação.
Entrevista com:
Christopher Blaufelder, Sócio da McKinsey em Zurique
Thomas Kansy, Sócio da McKinsey em Londres
Participação de:
Henrique Ceotto, Sócio da Mckinsey em Minas Gerais
Descrição:
O Mercado Voluntário de Carbono é uma iniciativa que reúne os compromissos voluntários de empresas com metas climáticas e ações de indivíduos para neutralizar suas emissões. Neste mercado global, que deve movimentar de 50 a 100 bilhões de dólares até 2030, o Brasil tem um enorme potencial, pois concentra 15% da oferta de soluções naturais, podendo liderar a agenda voluntária do mercado de carbono e contribuir para um crescimento sustentável e inclusivo. Neste episódio, nossos convidados discutem sobre as oportunidades e os desafios que o Brasil precisa superar para desenvolver um mercado de carbono voluntário escalonável.
Entrevista com:
Leslie Witt, Chief Product and Design Officer da Headspace Health
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Desde o início da pandemia de Covid-19, os tópicos de bem-estar e saúde mental tornaram-se ainda mais importantes na vida das pessoas e na rotina das empresas.
No quinto episódio da série Customer-centric growth do McKinsey Talks, teremos conosco, diretamente do Vale do Silício, Leslie Witt, Chief Product and Design Officer da Headspace Health, a maior plataforma de meditação e mindfullness do mundo. Durante a pandemia, a ferramenta ajudou um crescente número de pessoas a aliviar os níveis de estresse e ansiedade, gerando tanto um impacto social quanto uma maior conscientização sobre os cuidados com a saúde mental.
Neste bate-papo, Leslie irá falar sobre como plataforma foi aprimorada durante esses anos de isolamento e como a combinação de entendimento profundo do ser humano, criatividade e experimentação contribuiu para a evolução de um produto. Ela também nos contará sobre a sua percepção da função do CPO e como é possível gerar impacto significativo ao delegar uma maior responsabilidade pela tomada de decisões estratégicas da empresa.
Participação de:
Marina Mansur, Sócia da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Consumidores mais digitais e abundância de capital estão entre os pilares que impulsionaram a inovação no Brasil nos últimos anos. De 2016 a 2021, o número de unicórnios no país aumentou 7 vezes e o fluxo de capital cresceu 19 vezes. Mas se 2021 foi o ano da abundância, 2022 pode ser o da cautela. O que mudou no ecossistema de inovação no Brasil este ano e por quê?
Um relatório recente da McKinsey, que contou com entrevistas de investidores e fundadores de startups brasileiras, traz um raio X do mercado e revela que, neste novo cenário de alta da Selic e crescimento do PIB revisado para baixo, empreendedores mais experientes e com teses mais maduras saem na frente. Eles devem estar prontos para enfrentar a escassez de talentos na área de tecnologia e a demanda por lucratividade no curto prazo.
Essas e outras questões serão discutidas na próxima sessão do McKinsey Talks, e quem nos traz as informações em primeira mão é Marina Mansur, sócia da McKinsey em São Paulo.
Entrevista com:
David Lakatos, CPO na Formlabs
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Após abordar diversas perspectivas sobre Liderança de Produtos, o quarto episódio da série Customer-centric growth do McKinsey Talks traz reflexões que desafiam o status quo e levantam pontos como: será que todas as empresas precisam de um Chief Product Officer (CPO)? Trata-se de um título “inventado”? O que esperar deste líder e quando ele é necessário? Que características buscar em um líder de produto?
Para este bate-papo, nosso convidado será David Lakatos, líder na Formlabs, maior empresa de impressão 3D profissional e amadora do mundo. A empresa mexeu com o mercado ao tornar a impressora 3D um produto de qualidade e fácil manuseio a preços acessíveis, com a criação em tempo recorde de itens para diversas indústrias – de próteses para dentistas a bancos de bicicletas – de forma a revolucionar o mundo do produto físico.
Entrevista com:
Tatyana Mamut, Ex-líder sênior na AWS e Salesforce e atual VP sênior de Novos Produtos na Pendo
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
No terceiro episódio da série Customer-centric growth do McKinsey Talks, receberemos, diretamente de São Francisco, Tatyana Mamut, que foi líder sênior da Salesforce, Amazon Web Services (AWS) e, atualmente, é VP sênior de Novos Produtos na Pendo.
Por também integrar diversos Conselhos de start-ups e unicórnios no Vale do Silício, ela apresenta uma visão completa sobre Liderança de Produto e irá falar sobre a importância de se considerar a perspectiva humana na concepção de produtos digitais, além dos benefícios de usar modelos mentais, ciências sociais e mecanismos de mensuração para criar produtos realmente voltados aos clientes.
Entrevista com:
Renata Lorenz, VP de Produtos na VTEX
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Organizações centradas no cliente e product-led são as vencedoras do hipercrescimento. O que torna essas empresas tão bem-sucedidas? E qual o papel do Chief Product Officer (CPO) nelas? No segundo episódio da série Customer-centric growth, Renata Lorenz, VP de Produtos na VTEX, irá compartilhar seu conhecimento e experiência sobre a liderança de produtos em diferentes marketplaces e a importância desses profissionais.
Entrevista com:
Jag Duggal, CPO do Nubank
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Organizações centradas no cliente e product-led são as vencedoras do hipercrescimento. O que torna essas empresas tão bem-sucedidas? E qual o papel do Chief Product Officer (CPO) nelas? Esse é o tema da série Customer-centric growth do McKinsey Talks. Serão entrevistados alguns dos líderes seniores e executivos de produto mais influentes do mundo em companhias internacionais de vários setores.
Participação de:
Henrique Ceotto, Sócio da McKinsey em Minas Gerais
Sven Smit, Sócio Sênior da McKinsey em Amsterdã
Descrição:
Descarbonização, mudanças climáticas, redefinição das cadeias de valor. Atualmente, mais de 90% do PIB global está comprometido com uma agenda que leve ao carbono neutro. Muitos acreditam que este será o maior desafio da nossa geração, mas que também trará enormes oportunidades para o Brasil e para o mundo.
Participação de:
Elias Goraieb, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Kayvaun Rowshankish, Sócio da McKinsey em Nova York
Descrição:
Fluxos de trabalho inteligentes, interações perfeitas entre humanos e máquinas, uso de dados na tomada de decisões... Algumas empresas já relatam que mais de 20% do EBIT vêm da adoção de inteligência artificial. Um guia produzido pela McKinsey mostra as sete características que irão definir esta “nova empresa movida por dados” e oferece recursos para ajudar os executivos a implementá-las nas empresas.
Entrevista com:
Gabriela Comazzetto, Head of Global Business Solutions Latam e Brasil no TikTok & Bytedance
Paula Englert, CEO e Sócia da Box 1824 e Cofundadora da NexoHW
Participação de:
Gabriela Platinetty, Digital Expert Associate Partner da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Redes de entretenimento, realidade virtual, novos hábitos de consumo pós-pandemia... Quais serão as próximas tendências? Neste episódio, nossos convidados discutem sobre essas e outras questões a partir de um estudo da McKinsey em parceria com a Box1824 que revelou comportamentos-chave da Geração Z, que contempla as pessoas nascidas entre os anos 1995 e 2010 e é nativa digital.
Participação de:
Alexandre Sawaya, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Nuno Ferreira, Sócio da McKinsey em Lisboa
Descrição:
O que mudou no setor financeiro e por que a pandemia de Covid-19 é considerada um ponto de inflexão? Um raio X do setor nos últimos anos revelou que os bancos conseguiram reduzir prejuízos, porém com queda significativa na rentabilidade. Seria o fim de uma era? Como ajustar essa equação e voltar a crescer? Neste episódio, nossos convidados discutem sobre essas e outras questões a partir de um estudo global da McKinsey com 600 instituições.
Entrevista com:
Lucied Manduca, Diretora Executiva de Marketing e Experiência do Cliente da Yara Fertilizantes
Participação de:
Adriano Canela, Sócio da McKinsey em São Paulo
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Descrição:
Entenda por que cada vez mais empresas B2B estão investindo na experiência do cliente para melhorar seus resultados. No primeiro episódio da série sobre Experiência do Cliente em B2B, nossos convidados discutem sobre a crescente relevância deste tema para o setor e abordam como a Yara vem adotando soluções digitais para melhorar cada vez mais a sua entrega ao cliente.
Participação de:
Michael Chui, Sócio da McKinsey em São Francisco e Líder do McKinsey Global Institute
Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e líder da QuantumBlack na América Latina
Descrição:
Inaugurando a série sobre Inteligência Artificial nos Negócios, Pepe Cafferata, sócio da McKinsey em São Paulo, e Michael Chui, sócio da McKinsey em São Francisco, discutem o panorama da adoção dessa nova tecnologia nos mais diversos setores a partir de um estudo internacional realizado.
Participação de:
Daniel Pacthod, Sócio Sênior da McKinsey em Nova York
Henrique Ceotto, Sócio da McKinsey em Minas Gerais
Descrição:
No primeiro episódio da série sobre sustentabilidade (realizado em inglês), Henrique Ceotto, Sócio da McKinsey em Minas Gerais, e Daniel Pacthod, Sócio Sênior da McKinsey em Nova York, abordam os resultados da COP26, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, e quais são suas implicações para o Brasil e para o mundo, em direção a uma economia carbono zero.
Entrevista com:
Silvio Genesini, Conselheiro de empresas como brMalls, Ânima Educação, Hortifruti e da ONG Gerando Falcões; mentor da Endeavor
Participação de:
Patrick Aron Rinski, Associate Partner da McKinsey em São Paulo e Líder da Prática de Cybersecurity para América Latina
Entrevista com:
Eduardo Lacerda, Presidente da unidade de negócios Cerveja Brasil na Ambev
Juliana Lopes, Diretora Executiva Comercial da Raia Drogasil
Participação de:
Pedro Fernandes, Associate Partner da McKinsey em São Paulo
Entrevista com:
Juliana Siqueira de Sá - Diretora Vice-Presidente do Masp
Heitor Martins, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo e Diretor-Presidente do Masp
Participação de:
Fabricio Dore, Sócio da McKinsey em São Paulo
Painel com:
Fernanda Mayol, Sócia da McKinsey no Rio de Janeiro
Mike Carson, Sócio da McKinsey em Londres, fundador da Aberkyn e Ex-Oficial da Marinha Real Britânica
Rami Goldfajn, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Esta sessão foi realizada em inglês.
Painel com:
Jacomo Corbo, Sócio da McKinsey em Londres e Cientista-chefe de Dados da QuantumBlack
Jeremy Palmer, Sócio Sênior da McKinsey em Londres e CEO da QuantumBlack
Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e Head da QuantumBlack na América Latina
Entrevista com:
Gabriela Paranhos, COO para América Latina na Generation
Lissa Collins, Conselheira da Generation Brasil
Participação:
Marcus Frank, Senior Expert em Educação da McKinsey em São Paulo
Esta sessão foi realizada em inglês.
Painel com:
Eduardo Arnoni, Senior Advisor da McKinsey em São Paulo
Marina Mansur, Associate Partner da McKinsey em São Paulo
Miklos Dietz, Sócio Sênior da McKinsey em Vancouver
Painel com:
Alexandre Bouza, VP Consumidores do Grupo Boticário
João Branco, CMO Brasil do McDonald's, Arcos Dorados
Participação de:
Fernanda Hoefel, Sócia da McKinsey em São Paulo
Pedro Fernandes, Associate Partner da McKinsey em São Paulo
Entrevista com:
Paulo Brancher, Sócio do Escritório Mattos Filho
Sólon Cunha, Sócio do Escritório Mattos Filho
Participação de:
Marina Cigarini, Sócia Sênior da McKinsey em São Paulo
Anita Baggio, Expert Associate Partner da McKinsey no Rio de Janeiro
Entrevista com:
Michael Conway, Sócio Sênior da McKinsey na Filadélfia
Participação de:
Tracy Francis, Sócia Sênior da McKinsey em São Paulo e Líder da Prática de B2C para América Latina
Painel com:
Geoff Gage, Managing Director da Amane Advisors, Reino Unido e Jerson Kelman, ex-CEO da Sabesp e ex-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA)
Participação de:
Roberto Fantoni, Sócio Sênior da McKinsey em São Paulo
Entrevista com:
Carlos Zuzunaga, Head de Transformação de Digital & Analytics da Alicorp
Participação de:
Pepe Cafferata, Sócio da McKinsey em São Paulo e Head da QuantumBlack na América Latina
Painel com:
Flávia Garcia, Head de Diversidade e Inclusão do Google para América Latina
Participação:
Heloisa Callegaro, Sócia da McKinsey em São Paulo, Monica Szwarcwald, Sócia da McKinsey em São Paulo e Paula Castilho, Sócia da McKinsey em São Paulo